Institucional

Doação de Anual de Carinho 2022

Publicado 07 de November de 2022
Doação de Anual de Carinho 2022

A Campanha Doação Anual de Carinho é a campanha de responsabilidade social da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que objetiva a destinação de parte do Imposto de Renda devido para projetos cadastrados e aprovados em Leis de Incentivo Fiscal. Esses projetos buscam captar importantes recursos para investimentos e sustentabilidade, seja das nossas áreas SUS, quanto do nosso Centro Histórico-Cultural (CHC Santa Casa).

Conheça nossas causas:

Projeto Maternidade em Foco
O projeto, aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, busca qualificar a assistência prestada ao binômio mãe e bebê recém-nascido na Maternidade Mario Totta, contemplando ações humanitárias, prevenção e cuidados com a prematuridade e aquisições tecnológicas. O incentivo às boas práticas como o método Mãe-canguru e o Aleitamento Materno são foco importante do projeto, onde se disponibiliza uma atenção humanizada não só ao recém-nascido, mas a toda sua família, para que possam participar dos cuidados com a criança e passar por esse período de forma mais tranquila e confiante. Aliado a isso, temos as questões de aparelhamento tecnológico da área, também previstas no projeto, que é fundamental para a garantia do desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, auxiliando nos cuidados e diagnósticos precisos e de menor intervenção no bebê.

Projeto Medicina Fetal
Projeto cadastrado e aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que objetiva possibilitar a gestantes de baixa renda o acesso a terapias modernas de cirurgia fetal para o tratamento de mal formações fetais graves, as quais carregam riscos de óbito fetal ou de causar sequelas físicas, motoras ou neurológicas no bebê.

O impacto dessas terapias fetais, quando corretamente indicadas e segundo protocolos bem estabelecidos, pode ser medido através de índices como redução da mortalidade infantil (principalmente neonatal), diminuição da prematuridade e suas consequências ou sequelas, redução em tempo de internação em UTIs neonatais, redução na necessidade de tratamentos cirúrgicos pós-natais (geralmente realizados em fases mais avançadas e complicadas das doenças) e na melhora da qualidade de vida a longo prazo.

Projeto Humanização e Cuidado com a Saúde e Bem-estar do Idoso
Este projeto, cadastrado e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, envolve ações tanto de humanização do atendimento prestado, quanto de aquisições tecnológicas. Desta forma, se busca garantir a continuidade crescente da melhoria na qualidade dos serviços prestados para a população idosa. 
As ações sociais desenvolvidas, através do projeto, estão alinhadas com alguns eixos levantados pela Política Nacional de Humanização, preocupação constante desta Santa Casa. Além disso, busca-se com o projeto, também, qualificar parte da infraestrutura tecnológica utilizada na assistência ao paciente idoso.
As tecnologias previstas promovem acessos menos invasivos, mais assertivos, seguros e, ainda, possibilitem a diminuição do tempo de internação, corroborando para um tratamento eficaz e com humanização.

Projeto Serviço de Geriatria
Este projeto, cadastrado e aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, objetiva através da implantação do Serviço de Geriatria SUS, atuar diretamente no acompanhamento de pacientes idosos internados e em atendimento ambulatorial, fazendo interface com a Emergência da Instituição e com a área de Fisioterapia. Com isso, se pretende melhorar a qualidade de vida dos pacientes idosos internados em ortopedia, cirurgia vascular, além de pacientes clínicos em ambulatório, através do atendimento prestado por especialistas, bem como contribuir para a formação de novos médicos para a área. Assim, se proporcionará um salto na assistência prestada aos pacientes idosos elegíveis atendidos na Instituição, por meio da redução de complicações intra-hospitalares e consequente redução do tempo de internação.

Plano Anual de Atividades Culturais – Centro Histórico-Cultural Santa Casa – Projeto aguardando aprovação.
Através deste projeto, o CHC Santa Casa pretende continuar com suas ações e atividades vinculadas à cultura, educação e história, preservando e valorizando o patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Trabalhará na produção de conhecimento, promovendo ações educativas e patrimoniais, editais de ocupação, eventos culturais, exposições, entre outros.

Como doar:
Se você declara o seu Imposto de Renda pelo modelo completo, pode doar até 6% do seu Imposto Devido para nossos projetos sociais. É só falar com uma de nossas captadoras clicando aqui ou entrando em contato pelo telefone (51) 3213.7359 ou, ainda, por e-mail: projetos@santacasa.org.br.

Como saber quanto posso doar:
Para identificar o valor aproximado que pode ser doado, conforme os limites da Receita Federal para dedução, procure no recibo da declaração de Imposto de Renda do ano anterior o item “Imposto Devido”.

Sobre este valor, calcule o percentual de 6% (limite de dedução para pessoa física). O resultado do cálculo é o valor aproximado que você pode doar e abater no seu Imposto de Renda. Isso vale para as pessoas que tiverem rendimentos e abatimentos muito semelhantes entre um ano e outro.

Como realizo a dedução da minha doação do Imposto de Renda:
No momento de fazer sua declaração do Imposto de Renda acesse a aba Doações Efetuadas > Novo.
No campo “código”, indique para qual iniciativa efetuou a doação (Doações Estatuto da Criança, Inventivo à Cultura ou Doações Estatuto do Idoso).
Digite o CNPJ do Fundo apoiado, ou no caso de apoio ao projeto do CHC digite o CNPJ da Santa Casa, o nome e o valor aportado (essas informações encontram-se no recibo da doação).

E o que acontece após a declaração:
Após a realização da declaração do Imposto de Renda, para quem restitui imposto, o valor doado se somará ao valor a ser restituído; já para quem ainda tem saldo de imposto a pagar, a doação realizada será abatida do valor residual a ser pago.

Informações Importantes:
Os projetos da Santa Casa que se beneficiam de Lei de Incentivo Fiscal são cadastrados e aprovados por órgãos competentes. As doações são realizadas a estes e, posteriormente, os valores são repassados para a nossa instituição.

São fornecidos recibos para todas as doações realizadas. Os recibos são documentos oficiais que comprovam a destinação do recurso para os projetos da Santa Casa.

Para poder deduzir a doação realizada no Imposto de Renda do ano seguinte, é preciso que essa doação seja efetivada até o final do ano vigente.

Informações:
Projetos de Captação de Recursos
(51) 3213.7359 / projetos@santacasa.org.br

 

 


261 visualizações

Doe hoje e ajude os Amigos da Boa Causa

Doar por boleto
DOE AGORA