Criança

O doce sabor de um alfajor para o Nicolas

Publicado 03 de October de 2022
O doce sabor de um alfajor para o Nicolas

O mês de setembro se tornou um verdadeiro marco na história do pequeno Nicolas, de apenas 9 anos. Natural de Artigas, no Uruguai, ele teve a vida transformada após uma cirurgia de cerca de sete horas, liderada pelo cirurgião pediátrico Rafael Deyl no Hospital da Criança Santo Antônio e que colocou fim a uma luta iniciada ainda nas suas primeiras 24 horas de vida. Foram necessários menos de 20 dias de recuperação para que Nico, como é carinhosamente chamado pela família e pela equipe do hospital, pudesse pela primeira vez se alimentar sem dificuldades e ter a experiência de sentir o sabor do tão sonhado alfajor.

Nico, que comemorou a alta na quinta-feira (29/09), nasceu com atresia esofágica, uma malformação do esôfago, órgão que liga a boca ao estômago. Desde o nascimento, o pequeno torcedor do Penharol passou por sete cirurgias, além de outros inúmeros procedimentos antes de chegar na Santa Casa e teve uma vida marcada por desafios. Segundo o médico, os procedimentos realizados até então não tinham conseguido resolver os problemas de esôfago, nem mesmo o quadro pulmonar, impactado pela malformação.

“Ele chegou aqui com a persistência de uma fístula traqueoesofágica, um quadro que o acompanhou desde os primeiros dias de vida, impossibilitando que ele conseguisse comer ou sentir os alimentos”, explicou Deyl. Segundo o cirurgião, devido ao tamanho da fístula foi preciso uma série de readequações no processo cirúrgico, desafiando toda a equipe. “A gente tinha mais ou menos 10 cm de esôfago perdido, que estava ligado direto na traquéia e não no estômago”, lembra o médico. Além da retirada da fístula, também foi preciso realizar um procedimento de levantamento gástrico para que todo o trânsito intestinal pudesse ser reconstruído.

A bem-sucedida cirurgia foi realizada no dia oito de setembro, possibilitando um novo recomeço para Nico e a família. “O dia que eu vim de lá [do Uruguai], deixei meus outros filhos e não sabia sinceramente se ia voltar com ele. E agora a gente vai voltar e ele vai poder ter uma vida como qualquer outra criança, vai poder viver todas as experiências que ele não pode ter até agora. Parece um sonho ainda”, contou emocionada a mãe Márcia Fagundez Bordenave, que é casada com um brasileiro, permitindo que Nicolas pudesse ter direito ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Os atendimentos do SUS no Hospital da Criança Santo Antônio contam com doações realizadas via Funcriança e também contribuições diretas realizadas através do site.

O melhor alfajor do mundo

Era manhã de sexta-feira, duas semanas após a cirurgia, e Nico já esperava ansioso pela visita do Dr. Rafael. Alguns dias antes, o médico havia perguntado o que o pequeno mais esperava comer, caso os exames permitissem. E a resposta já estava na ponta da língua: um alfajor de chocolate.

Como contou a mãe, foram nove anos esperando para sentir o sabor daquele que é um dos mais tradicionais doces uruguaios. “Nico sempre recebeu o doutor com um abraço, mas naquele dia foi ainda mais especial. Ele já chegou desembrulhando um pacotinho, entregou pro Nico e na hora pude ver o brilho no olho do meu filho”.

A mãe confessa que, ao mesmo tempo que sabia a importância daquele momento pro filho, ainda estava com medo, fruto de um sentimento nutrido pelas experiências que sempre colocaram a vida do filho em risco. Segundo Márcia, a primeira mordida foi tímida, cheia de receio, mas não demorou muito para Nico devorar todo o alfajor. A mãe não conteve as lágrimas, nem a equipe que acompanhava a realização do sonho de Nicolas.

Sentir o sabor do alfajor foi a primeira de uma série de novas possibilidades para Nico. Experiências essas que passam despercebidas no cotidiano de quem sempre soube o que é o sabor de uma simples fruta, do tradicional arroz com feijão ou de um delicioso alfajor.

Doe hoje e ajude os Amigos da Boa Causa

Doar por boleto