Institucional

Santa Casa de Porto Alegre inaugura nova Emergência SUS

Publicado 20 de October de 2022
Santa Casa de Porto Alegre inaugura nova Emergência SUS

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou nesta quarta-feira (19/10), data em que comemora 219 anos, a sua nova estrutura de atendimento de emergência dedicada exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A transferência de pacientes ocorreu na quinta-feira (20).

Além de autoridades e imprensa, o encontro também reuniu as famílias que realizaram importantes doações para a construção do Hospital Nora Teixeira, nova unidade hospitalar da Santa Casa onde a emergência está localizada. A inauguração do espaço reafirma o principal compromisso da instituição, de acolher e oferecer assistência médica e hospitalar de alta complexidade a pessoas de todas as condições sociais.

“Essa nova estrutura não resolverá os problemas das emergências de Porto Alegre, mas contribuirá importantemente para isso. E também é motivo de orgulho, pois demonstra que, mesmo diante das adversidades dos últimos tempos, mantivemos a convicção de olhar para o futuro, tendo sempre o bem-estar das pessoas no centro das decisões”, destacou o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert.

O ato marcou a entrega do primeiro espaço do Hospital Nora Teixeira, cuja estrutura está em fase de finalização e será fundamental para garantir a sustentabilidade da Santa Casa. O projeto foi viabilizado por doações de famílias, empresas e organizações privadas e pelo governo estadual, tudo isso com o decisivo impulso de uma doação inicial de R$ 80 milhões do casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira. A previsão é de que a nova unidade hospitalar do Complexo esteja operando 100% até o primeiro semestre do próximo ano.

Estiveram presentes na inauguração, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, além do casal de empresários Nora Teixeira e Alexandre Grendene, representantes do Legislativo e do Judiciário, deputados estaduais, vereadores e presidentes de entidades representativas da área da saúde.

Emergência SUS

Com uma área total de 2.325 m², a nova emergência SUS está localizada no térreo do Hospital Nora Teixeira, ao lado da antiga estrutura.

Mesmo mantendo o volume de atendimentos atualmente contratualizado com o SUS, a nova estrutura terá um processo assistencial amplo voltado ao referenciamento de complexidades, muito mais individualizado, humanizado e seguro para pacientes e profissionais, contando com aumento de leitos fixos na sala de observação dos atuais 13 para 28 (três de isolamento, todos com boxes individuais); dois postos de enfermagem, garantindo atendimento mais rápido aos pacientes; ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 posições; aumento do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para eletrocardiografia; três salas de estabilização clínica (salas vermelhas); centro de diagnóstico por imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-x e ecografias; unidade de AVC.

Dados gerais
- Ampliação do espaço de atendimento para 2.325 m², espaço quatro vezes maior do que o anterior.
- Aumento de leitos fixos na Sala de Observação com boxes individuais, de 13 para 28 (sendo três de isolamento).
- Três salas de estabilização clínica.
- Unidade de AVC.
- Criação de 2 Postos de Enfermagem na Sala de Observação, garantindo um atendimento mais ágil ao paciente.
- Ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 poltronas, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.
- Ampliação do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia.
- Criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-X e ecografias.
- Aumento do número de consultórios, de 4 para 6.

Texto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa


51 visualizações

Doe hoje e ajude os Amigos da Boa Causa

Doar por boleto
DOE AGORA